Inclusão na Democracia: Acessibilidade nas Propagandas Eleitorais
top of page
  • Marketing Riole

Inclusão na Democracia: Acessibilidade nas Propagandas Eleitorais

Atualizado: 13 de dez. de 2023

No cenário político brasileiro, a inclusão e participação de todos são pilares fundamentais para fortalecer a democracia. Recentemente, o Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) em diversos estados do país lançou recomendações cruciais para garantir a acessibilidade nas propagandas eleitorais. Essas iniciativas representam não apenas o cumprimento de normativas legais, mas um passo significativo em direção a uma participação política mais inclusiva e democrática.

Um intérprete de Libras

O MP Eleitoral em âmbito nacional emitiu recomendações aos partidos políticos para assegurar a obrigatoriedade legal da utilização de recursos de acessibilidade, como a subtitulação por meio de janela aberta com intérprete de Libras e áudio-descrição, durante as propagandas eleitorais em rede e inserções de curta duração. Essa medida está alinhada com a Resolução TSE n.º 23.610/2019, destacando a responsabilidade direta dos partidos políticos, federações e coligações.


O cenário nacional reflete um compromisso coletivo com a inclusão, visando proporcionar a todos os cidadãos a igualdade de oportunidades no exercício de seus direitos políticos.


Sergipe: Pioneirismo na Linguagem da Inclusão

Sergipe emerge como pioneiro ao tornar obrigatória a presença da Linguagem de Sinais (Libras) em todas as propagandas eleitorais audiovisuais. A recomendação da Procuradoria Regional Eleitoral estende-se à televisão, internet e redes sociais, promovendo uma experiência inclusiva. As bases legais na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e na Lei Brasileira de Inclusão fortalecem o comprometimento com a acessibilidade.


Paraná: O Compromisso com a Simultaneidade e Cumulatividade:

No Paraná, a recente recomendação do MP Eleitoral enfatiza o uso simultâneo e cumulativo de intérprete de Libras e audiodescrição nas propagandas eleitorais. Respaldada pela Lei Brasileira de Inclusão e pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), essa medida posiciona diretórios estaduais de partidos políticos como protagonistas na promoção da acessibilidade.


(Clique para Expandir) Curiosidade:


As recomendações do MP Eleitoral em diversos estados do Brasil para garantir a acessibilidade nas propagandas eleitorais representam um avanço crucial em direção a uma participação política mais inclusiva. Ao alinhar-se com normativas legais e princípios de igualdade, essas medidas não apenas atendem a requisitos formais, mas também refletem um compromisso tangível com a construção de uma sociedade mais justa.

O sucesso dessas recomendações não reside apenas na conformidade legal, mas na criação de um ambiente político que acolhe a diversidade e proporciona a todos os cidadãos uma voz ativa em nosso processo democrático.




Banner Comercial ProAccess

A Riole é uma indústria especializada em produtos e sistemas de áudio e vídeo que oferece soluções exclusivas de comunicação para o setor industrial, gerenciamento de plenários legislativos, tribunais e conselhos, equipamentos de tradução simultânea para eventos multilíngues, além de acessibilidade para salas de cinema.


Tem como principal compromisso a inovação e o desenvolvimento de soluções feitas para melhorar a vida das pessoas e a sociedade como um todo. Com sede em Colombo, região metropolitana de Curitiba - PR, a Riole é referência internacional há mais de 40 anos em soluções inteligentes.


Quer saber mais detalhes do ProAccess? Clique no banner acima e fale com nossos especialistas.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page