Descobrindo as Raízes das Línguas de Sinais ao Redor do Mundo
top of page
  • Marketing Riole

Descobrindo as Raízes das Línguas de Sinais ao Redor do Mundo

Atualizado: 18 de dez. de 2023

As línguas de sinais, misteriosas em suas origens, têm desempenhado um papel crucial na comunicação humana desde tempos imemoriais. Algumas teorias sugerem que essas formas de expressão gestual surgiram na pré-história, antecedendo as línguas orais. Esta arte ancestral de se comunicar floresceu ao longo da história, dando origem a mais de 300 línguas de sinais distintas em todo o mundo.

Mãos abertas, encostadas na lateral, com o mapa mundi desenhado sobre ele.

Desde os primórdios, os surdos desenvolveram modos intrínsecos de se comunicar, dando origem às línguas de sinais que emergem de maneira espontânea em diversas comunidades. Essas línguas não apenas preenchem o vácuo comunicativo, mas também carregam consigo uma riqueza estrutural e gramatical notável, capaz de abordar uma gama variada de tópicos.


As línguas de sinais não conhecem fronteiras e são visuais-gestuais, empregadas por indivíduos surdos ou com deficiência auditiva para se comunicarem tanto entre si quanto com aqueles que ouvem. Além disso, a comunicação tátil, como no sistema datilológico, estende-se à interação com surdo-cegos, onde símbolos e signos são hábeis na palma da mão.


Você sabia que o globo abriga mais de 300 línguas de sinais, cada uma com sua própria gramática, sintaxe e léxico exclusivos? Embarque conosco nesta jornada fascinante enquanto exploramos a história e a diversidade dessas línguas em diferentes continentes, revelando como as pessoas de culturas e línguas tão distintas se conectam através da expressão gestual.



Para ver informações sobre o tipo de linguagem de cada região, é só clicar na setinha, ao lado do título:


LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais

ASL - American Sign Language

LSF - Langue des Signes Française

DGS - Deutsche Gebärdensprache

LSE - Lengua de Signos Española

LIS - Lingua Italiana dei Segni

JSL - Nihon Shuwa, 日本手話

SSL - Swedish Sign Language

NSL - Nigerian Sign Language

TSL - Thai Sign Language

As Línguas de Sinais dos Países Árabes


Explorar as Línguas de Sinais ao redor do mundo é mergulhar em um mosaico fascinante de comunicação e cultura. Das raízes históricas às nuances modernas, cada língua reflete a riqueza das comunidades surdas e sua expressão única. Celebrar essa diversidade não apenas aprimora nossa compreensão global, mas também destaca a importância de proteger e promover essas formas vitais de comunicação. Que este passeio pelas Línguas de Sinais inspire um compromisso renovado com a inclusão e o respeito pelas diversas maneiras pelas quais o mundo se comunica.


Banner Comercial ProAccess

A Riole é uma indústria especializada em produtos e sistemas de áudio e vídeo que oferece soluções exclusivas de comunicação para o setor industrial, gerenciamento de plenários legislativos, tribunais e conselhos, equipamentos de tradução simultânea para eventos multilíngues, além de acessibilidade para salas de cinema.


Tem como principal compromisso a inovação e o desenvolvimento de soluções feitas para melhorar a vida das pessoas e a sociedade como um todo. Com sede em Colombo, região metropolitana de Curitiba - PR, a Riole é referência internacional há mais de 40 anos em soluções inteligentes.


Quer saber mais detalhes do ProAccess? Clique no banner acima e fale com nossos especialistas.

370 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page