Amostra Brasileira de Acessibilidade no Cinema, em Brasília
top of page
  • Marketing Riole

Amostra Brasileira de Acessibilidade no Cinema acontece em Brasília: Sessão Exclusiva com ProAccess

Atualizado: 13 de dez. de 2023

A capital federal, Brasília, está prestes a sediar um evento cinematográfico inovador: a Amostra Brasileira de Acessibilidade no Cinema. Promovida pela Motion Picture Association, renomada representante dos maiores estúdios de cinema do mundo, a exibição exclusiva trará à tona o que há de mais avançado em termos de inclusão no universo cinematográfico.


Banner Acessibilidade nos Cinemas - Porque o Cinema é Para Todos

Empresa que representa os seis maiores estúdios de cinema do mundo (Disney, Sony Pictures, Netflix, Universal, Warner Bros. e Paramont) será responsável por uma exibição exclusiva na capital federal, na qual será utilizado o sistema ProAccess de acessibilidade nos cinemas.


ProAccess: A Tecnologia Brasileira que Transforma a Experiência Cinematográfica

A Motion Picture Association, conhecida por ser a maior defensora da indústria global de cinema, escolheu Brasília como cenário para um evento que promete redefinir a experiência cinematográfica para pessoas com deficiência visual e auditiva, a Amostra de Brasileira de Acessibilidade no Cinema. A estrela da noite será o filme Top Gun: Maverick (2020), exibido de maneira única e inclusiva.


Esse momento especial reunirá dezenas de pessoas com deficiência visual e auditiva, incluindo cerca de 50 estudantes de escolas públicas do Distrito Federal. Cada participante terá em mãos um dispositivo ProAccess, uma solução tecnológica totalmente brasileira. Desenvolvido para sincronizar filmes exibidos nos cinemas com recursos essenciais de acessibilidade, o ProAccess permite o uso simultâneo de Libras, legendas descritivas e audiodescrição durante as sessões.


A Lei da Inclusão: Rumo a Cinemas Totalmente Adaptados

O evento acontece em meio a discussões sobre a acessibilidade no audiovisual, enquanto as autoridades políticas debatem sobre a questão. Vale ressaltar que a partir de 1º de janeiro de 2023, entra em vigor a Lei 13.146/2015, do Estatuto da Pessoa com Deficiência. Essa legislação estabelece a obrigatoriedade de adaptação das salas de cinema no país com sistemas de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva.


Embora o prazo original para cumprir esses requisitos fosse janeiro de 2020, as prorrogações ocorreram em decorrência do início da pandemia de Covid-19. A Lei 13.146/2015, do Estatuto da Pessoa com Deficiência, é clara em suas exigências, e a Instrução Normativa nº 128 da Ancine (Agência Nacional de Cinema), emitida em setembro de 2016, reforça a obrigatoriedade dos recursos de acessibilidade, como LIBRAS, Audiodescrição e Legenda Descritiva, nos segmentos de distribuição e exibição cinematográfica.


Com essa normativa, o Brasil se destaca como o primeiro país no cenário mundial a oferecer todos os recursos de acessibilidade e tecnologia assistiva ao público com deficiência em todos os cinemas. Essa iniciativa coloca o país na vanguarda da inclusão no entretenimento, proporcionando a todos uma experiência cinematográfica verdadeiramente universal.



Banner Comercial ProAccess

A Riole é uma indústria especializada em produtos e sistemas de áudio e vídeo que oferece soluções exclusivas de comunicação para o setor industrial, gerenciamento de plenários legislativos, tribunais e conselhos, equipamentos de tradução simultânea para eventos multilíngues, além de acessibilidade para salas de cinema.


Tem como principal compromisso a inovação e o desenvolvimento de soluções feitas para melhorar a vida das pessoas e a sociedade como um todo. Com sede em Colombo, região metropolitana de Curitiba - PR, a Riole é referência internacional há mais de 40 anos em soluções inteligentes.


Quer saber mais detalhes do ProAccess? Clique no banner acima e fale com nossos especialistas.

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page