top of page
  • Marketing Riole

A Conexão Surpreendente entre Miopia Infantil e Saúde Mental: Um Alerta aos Pais

Atualizado: 13 de dez. de 2023

Nos últimos tempos, uma descoberta surpreendente tem chamado a atenção dos pais e profissionais de saúde: a miopia infantil pode estar relacionada a problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade. Um estudo abrangente, publicado na revista Ophthalmology e baseado em 36 pesquisas realizadas entre 1986 e 2020, revelou dados alarmantes sobre a saúde emocional das crianças com miopia.


Um garoto usando óculos, sentado no chão com uma expressão de tristeza em seu rosto

A miopia, caracterizada pela dificuldade em enxergar objetos à distância, foi associada a maiores índices de depressão e ansiedade em crianças, em comparação com aquelas que têm uma visão normal. Este é o primeiro estudo a abordar especificamente a relação entre problemas de visão e saúde mental em crianças, com a participação de mais de 700 mil crianças em diferentes países, como Estados Unidos, China, Turquia, Coreia do Sul e outros.


O Impacto da Miopia na Saúde Mental Infantil

Os resultados indicam que as crianças com miopia enfrentam desafios adicionais em seu desenvolvimento emocional. O oftalmologista Nathan Congdon, coautor do estudo, destaca a importância dessas descobertas:

Esses resultados são ainda mais convincentes, pois a evidência mais forte que encontramos para o impacto na saúde mental foi entre crianças com miopia, tratável com um simples par de óculos.

O estudo aponta que as crianças míopes tendem a se isolar socialmente, participar de menos atividades físicas e ter um desempenho acadêmico inferior. Esses fatores contribuem significativamente para a vulnerabilidade emocional dessas crianças, afetando diretamente sua autoestima e confiança.


Detecção Precoce e Intervenção Governamental

A miopia infantil muitas vezes passa despercebida, pois as crianças se adaptam à visão comprometida. O oftalmologista Adriano Biondi, do Hospital Israelita Albert Einstein, destaca a importância da detecção precoce:

A criança, principalmente a míope, não sabe que não enxerga direito. Ela se acostuma a enxergar mal porque o universo dela é próximo.

A detecção precoce não apenas evita complicações futuras na visão, mas também se revela crucial para a saúde mental das crianças. Os pais devem ficar atentos a sinais como a necessidade de ficar muito perto da TV, manter livros próximos durante a leitura e piscar excessivamente.


Diante desses achados, os pesquisadores enfatizam a importância de uma atuação mais robusta dos governos em relação às crianças com problemas de visão. Congdon ressalta:

O estudo tem como maior objetivo incentivar os governos a terem uma atuação maior em relação às crianças com problemas de visão, para que invistam mais recursos e reduzam suas deficiências.

Cirurgia do Estrabismo

O estudo também destacou que a cirurgia do estrabismo, uma condição que causa o desalinhamento dos olhos, mostrou melhorias significativas nos sintomas de depressão e ansiedade. Isso ressalta a importância do acesso a diagnóstico e tratamento eficazes para garantir o bem-estar emocional das crianças.


 

O ProAccess é um recurso inovador que redefine a acessibilidade nas salas de cinema. Desenvolvido pela Riole, para garantir que a magia do cinema seja apreciada por todos, independentemente das limitações visuais ou auditivas, esse equipamento é um verdadeiro marco na inclusão. Ao conectar-se a dispositivos desenvolvidos especialmente para esta função, o ProAccess oferece uma experiência personalizada de áudio e legendas, permitindo que pessoas cegas e surdas desfrutem integralmente de um filme.


Banner comercial ProAccess

A Riole é uma indústria especializada em produtos e sistemas de áudio e vídeo que oferece soluções exclusivas de comunicação para o setor industrial, gerenciamento de plenários legislativos, tribunais e conselhos, equipamentos de tradução simultânea para eventos multilíngues, além de acessibilidade para salas de cinema.


Tem como principal compromisso a inovação e o desenvolvimento de soluções feitas para melhorar a vida das pessoas e a sociedade como um todo. Com sede em Colombo, região metropolitana de Curitiba - PR, a Riole é referência internacional há mais de 40 anos em soluções inteligentes.


Quer saber mais detalhes do ProAccess? Clique no banner acima e fale com nossos especialistas.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page