• Rodrigo Pinheiro

Festival de Cinema Acessível chega a Natal em sua 8ª edição com filmes para crianças com deficiência

Atualizado: 9 de ago.


Foto Canva

O evento acontece a partir de hoje (8) e se estende até quarta-feira(10) de agosto no auditório do campus central do IFRN, em Natal.


O festival irá exibir filmes com todos os recursos de acessibilidade necessários para atender as crianças com deficiência visual, auditiva e intelectual.


Há oito anos nascia no Rio Grande do Sul o Festival de Cinema Acessível, criado pelo musico e empreendedor Sidnei Schames, o Sid. No início o festival foi criado para um público maior de 14 anos.


Até que em 2015, o próprio filho de Sidney, o David com apenas oito anos, teve a ideia de fazer uma versão do Festival para crianças. Em uma das apresentações da edição de 2015, o menino não pôde entrar no cinema, por não ter idade suficiente.


“Meu pai criou um Festival Acessível para os outros; mas não é acessível para mim”, contou David. Não foi uma simples indignação, mas uma ideia do próprio David que motivou o pai a criar um projeto voltado ao público infantil.


O novo projeto saiu dos papéis em 2017 e em 2022 saiu dos limites do Rio Grande do Sul e agora está ganhando o país. No início de junho, o Festival de Cinema Acessível Kids esteve em São Paulo. Após sua edição em Natal, o festival irá acontecer Brasília e Campo Grande ainda este ano em datas que estão sendo definidas.


Amanhã (9) e quarta-feira (10), haverá duas sessões por dia. A primeira sessão será às 8h e a segunda às 14h. Durante as sessões, o filme Malévola será exibido com três tecnologias de acessibilidade, a audiodescrição, Libras e legenda descritiva.


A entrada é franca, mas é preciso fazer a inscrição pelo e-mail contato@maiscrianca.org.br.

8 visualizações0 comentário