Os cinemas possuem um forte aliado no quesito acessibilidade
top of page
  • Marketing Riole

Os cinemas possuem um forte aliado no quesito acessibilidade

Atualizado: 15 de dez. de 2023

Imagine um mundo totalmente acessível. Onde as deficiências deixam de ser obstáculos para que pessoas frequentem qualquer ambiente. Isso já é possível em algumas salas de exibição da Sétima Arte, com recursos de acessibilidade eficientes.


Equipamento de LIBRAS ProAccess em uma sala de cinema

Trazer pessoas com deficiência visual ou auditiva para as salas de cinema é algo que a indústria brasileira vem sendo pioneira. O projeto que começou dois anos antes da Pandemia da Covid-19, volta a ganhar espaço nas salas de cinema em todo país, posicionando o Brasil na vanguarda da acessibilidade.


A solução veio com a indústria Riole através do ProAccess

O ProAccess oferece recursos de acessibilidade, seguindo todas as regras padrões da DCI. O sistema já está acessível em redes importantes como o Espaço Itaú de Cinema, SPCine, Cine Gracher, Cine Passeio, entre outras...

Com o ProAccess as pessoas com deficiência visual e auditiva podem assistir qualquer sessão de cinema e espetáculos teatrais.


(clique na seta para expandir) O QUE É O DCI?


Uma pessoa cega usando equipamento de audiodescrição

Como funciona o ProAccess?

Para entender como funciona os recursos do ProAccess, primeiro vamos entender como um filme chega na tela do cinema. Claro, para que este artigo não se extenda muito, vamos pular toda cadeia logóstica e parar diretamente na sala de cinema, tudo bem?


As cópias digitais dos filmes que assistimos nos cinemas são frequentemente armazenadas em discos rígidos especiais, conhecidos como DCPs (Digital Cinema Package). Esses drives são entregues aos cinemas, onde são conectados a sistemas de projeção digital. Esses DCPs são equivalentes modernos das antigas bobinas de película, armazenando toda a informação visual e auditiva necessária para criar a experiência cinematográfica que você terá na sala. Claro, dentro desses drives, também encontramos diversos outros recursos essenciais, todos criptografados, incluindo trailers de outros filmes, lançamentos futuros, publicidade e promoção, o mesmo filme com diferentes idiomas, e claro, os recursos de acessibilidade disponibilizados para aquele filme.


É a partir daqui que o ProAccess entra em ação. O ProAccess possui uma série de equipamentos essenciais para extrair e transmitir todos os recursos de acessibilidade disponíveis para aquele filme em específico. O nosso processador, instalado diretamente no projetor, decodifica os recursos de acessibilidade e envia para transmissores infravermelhos que são instalados nas salas de cinema. Esses transmissores então, enviarão para os equipamentos do ProAccess os recursos de acessibilidade.


Quais são os equipamentos que recebem esses recursos?

Os frequentadores com deficiência visual recebem um fone de ouvido e um aparelho receptor para regular o volume. O equipamento narra as falas, expressões e cenários do filme em tempo real.


Os pessoas com deficiência auditiva recebem um display portátil com baixa luminescência que é acoplado diretamente no porta copo da poltrona. Nesse display, uma pessoa estará narrando as falas do filme em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais), além de trazer também as legendas descritivas.

Equipamento de LIBRAS do ProAccess em uma sala de cinema

(clique na seta para expandir) Curiosidade


Estatuto da Pessoa com Deficiência

No dia 26 de maio de 2021, a Câmara dos Deputados aprovou uma medida provisória (MP) que prorroga até 1º de janeiro de 2023 o prazo para todas as salas de cinema do país oferecerem recursos de acessibilidade a pessoas com deficiência visual e auditiva.


O prazo limite para essa adaptação já havia sido prorrogado no início a pandemia de Covid-19, quando o prazo original para cumprimento desses requisitos era janeiro de 2020. A obrigatoriedade consta na Lei 3.146/2015, do Estatuto da Pessoa com Deficiência.


Equipamentos ProAccess em seu estojo carregador

O ProAccess já está disponível em alguns cinemas. Para utiliza-lo é necessário solicitar o serviço no momento da compra do ingresso, na bilheteria de um cinema credenciado.



Banner Comercial ProAccess

A Riole é uma indústria especializada em produtos e sistemas de áudio e vídeo que oferece soluções exclusivas de comunicação para o setor industrial, gerenciamento de plenários legislativos, tribunais e conselhos, equipamentos de tradução simultânea para eventos multilíngues, além de acessibilidade para salas de cinema.


Tem como principal compromisso a inovação e o desenvolvimento de soluções feitas para melhorar a vida das pessoas e a sociedade como um todo.


Com sede em Colombo, região metropolitana de Curitiba - PR, a Riole é referência internacional há mais de 40 anos em soluções inteligentes.

Quer saber mais detalhes do ProAccess? Clique no banner acima e fale com nossos especialistas.

3.249 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page