Cine Passeio em Curitiba Inova com Sistema ProAccess
top of page
  • Marketing Riole

Cine Passeio em Curitiba Inova com Sistema ProAccess

Atualizado: 15 de dez. de 2023

Em uma iniciativa pioneira, o Cine Passeio, da Prefeitura de Curitiba, marcou uma nova era de inclusão ao receber, nesta terça-feira, 11 de outubro, os equipamentos ProAccess para acessibilidade de pessoas com deficiência visual e auditiva. O prefeito Rafael Greca liderou a entrega dos dispositivos nas salas Luz e Ritz, destacando o compromisso com a promoção da cidadania e igualdade.

na imagem temos uma sala de cinema  com aproximadamente 30 pessoas utilizando Equipamentos de acessibilidade para cinema. Displays de libras e fones de ouvido. No telão,  uma cena do filme "Ingresso para o Paraíso" onde o ator George Cloney está em frente a porta de um quarto de hotel. Ele está conversando com a atriz Kaitlyn Dever que interpreta sua filha no longa.

Cerca de 50 pessoas com deficiência visual e auditiva participaram da sessão especial, inaugurando as salas adaptadas e testemunhando uma experiência cinematográfica verdadeiramente inclusiva.


Experiência Cinematográfica Inclusiva

Advogado Roberto Leite e seu cão guia no Cine Passeio, para sessão cinematográfica.

A estreia da iniciativa inclusiva no Cine Passeio, com a exibição da comédia romântica "Ingresso para o Paraíso", protagonizada por Julia Roberts e George Clooney, foi um marco emocionante.

"A experiência foi muito boa! A fala estava muito clara, a qualidade do áudio também é muito boa. A pessoa que fez o áudio descrição foi conciso e objetivo, muito enfático. Deu pra entender tudo".

Destaca Roberto Leite, advogado, que também é cego.


Para Roberto Leite, assim como para tantos outros participantes da sessão, a iniciativa foi uma jornada transformadora que transcendeu as limitações tradicionais. A experiência positiva demonstra o impacto significativo que práticas inclusivas podem ter na acessibilidade e na fruição de conteúdos culturais por uma audiência diversificada.

Inclusão em Expansão

O comprometimento com a inclusão no Cine Passeio é apenas o começo para Rafael Greca por uma Curitiba mais inclusiva. O prefeito anunciou com entusiasmo que a mesma oportunidade de inclusão em cinemas será estendida a outros locais gerenciados pela Prefeitura, como o Teatro da Vila e o Cine Guarani.

“Esse é um exemplo de ação cultural verdadeiramente inclusiva, inovadora, que mostra que ser uma cidade inteligente é também se preocupar com a promoção da cidadania e da igualdade”,

destaca o prefeito.


O anúncio destaca o firme compromisso de Curitiba em se tornar uma cidade inteligente e inclusiva, onde a cidadania e a igualdade são prioridades centrais. Ao ampliar essa experiência de acessibilidade para outros espaços culturais, a cidade se posiciona na vanguarda das inovações inclusivas, assegurando que todos os cidadãos tenham acesso igualitário às diversas formas de entretenimento e cultura.


Tecnologia de Última Geração para Inclusão Total

Sala de Cinema do Cine Passeio, vazia.

As salas Ritz e Luz do Cine Passeio elevaram a experiência cinematográfica a um novo patamar com a implementação da tecnologia ProAccess, desenvolvida pela empresa Riole, sediada em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. Esta tecnologia, reconhecida pela Digital Cinema Initiatives (DCI) como 100% antipirataria, não apenas proporciona acessibilidade, mas também garante que qualquer pessoa, com ou sem deficiência visual ou auditiva, desfrute da mesma experiência cinematográfica.


Inovação com Validade Global

O ProAccess é uma inovação validada globalmente, certificada pela DCI, que representa um marco na garantia de uma experiência cinematográfica acessível e segura. Essa tecnologia de última geração assegura que todos os espectadores, independentemente de suas capacidades sensoriais, compartilhem igualmente das emoções e narrativas cinematográficas.

“É um projeto que não separa, não segrega, verdadeiramente inclusivo, que permite que qualquer pessoa com deficiência visual ou auditiva esteja na mesma sala com quem enxerga e ouve, compartilhando do mesmo conteúdo e da mesma experiência”.

Destaca Christian Schultz, engenheiro da Riole responsável pelo ProAccess. Ao garantir que todos os recursos e funcionalidades sejam acessíveis a qualquer pessoa, o Cine Passeio não apenas atende às normas de acessibilidade, mas também promove uma experiência cinematográfica unificada e enriquecedora para sua diversificada audiência.


Essa implementação exemplar de tecnologia reflete não apenas o compromisso do Cine Passeio com a acessibilidade, mas também sua busca pela excelência na oferta de entretenimento inclusivo e de qualidade para todos os seus espectadores.


Antecipação às Normas da Ancine

A aquisição do ProAccess pelo Cine Passeio não apenas antecipa as normas estabelecidas pela Ancine, que determinam um prazo até janeiro de 2023 para a implementação de recursos de acessibilidade em cinemas digitais no Brasil, mas também evidencia um compromisso mais amplo com a acessibilidade.


Além do ProAccess, o cinema já atende outras normas de acessibilidade, incluindo a presença de elevadores, rampas, banheiros adaptados e espaços dedicados a cadeirantes. Essa abordagem abrangente destaca o empenho do Cine Passeio em proporcionar uma experiência cinematográfica inclusiva e acessível em todos os aspectos.



Tecnologia Paranaense na Vanguarda da Inclusão Cinematográfica

O ProAccess, uma inovação tecnológica fundamental para a inclusão no Cine Passeio, é fruto do desenvolvimento realizado pela empresa Riole. Fundada em Curitiba, a empresa expandiu sua atuação nos últimos cinco anos em uma sede ampliada em Colombo, onde se dedica ao desenvolvimento de soluções inteligentes para áudio e vídeo.


O ProAccess destaca-se pelo uso de sinal infravermelho, uma abordagem que dispensa conexões externas, garantindo maior segurança contra pirataria. Essa característica singular torna o ProAccess a preferência das grandes produtoras e distribuidoras, reforçando sua eficácia e confiabilidade.


A tecnologia ProAccess vai além ao extrair conteúdos vitais, como libras, áudio-descrição, áudio-assistência e legendas descritivas, diretamente do DCP (formato de exibição cinematográfica digital). Essa integração perfeita com o fluxo cinematográfico realça a eficiência da solução, proporcionando uma experiência mais imersiva e autêntica.


A contribuição significativa da Riole não apenas impulsiona a acessibilidade no Cine Passeio, mas também destaca o potencial e a inovação da tecnologia paranaense na promoção da inclusão e igualdade em espaços culturais.



Banner Comercial ProAccess

A Riole é uma indústria especializada em produtos e sistemas de áudio e vídeo que oferece soluções exclusivas de comunicação para o setor industrial, gerenciamento de plenários legislativos, tribunais e conselhos, equipamentos de tradução simultânea para eventos multilíngues, além de acessibilidade para salas de cinema.


Tem como principal compromisso a inovação e o desenvolvimento de soluções feitas para melhorar a vida das pessoas e a sociedade como um todo.


Com sede em Colombo, região metropolitana de Curitiba - PR, a Riole é referência internacional há mais de 40 anos em soluções inteligentes.

Quer saber mais detalhes do ProAccess? Clique no banner acima e fale com nossos especialistas.

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page